O Sítio Bela Vista é uma propriedade rural com aproximadamente 155.000m². Está localizado no município fluminense de São Fidélis e suas terras ficam entre a rodovia RJ158 e o belíssimo Rio Paraíba do Sul.

Área do Sítio Bela Vista.

História

Quando foi adquirido, no ano 1996, apresentava um ambiente bastante degradado. “Encontravam-se pouquíssimas árvores dentre as quais alguns eucaliptos e mangueiras que dividiam o espaço com capineiras usadas para alimentar o gado. Nas encostas, muitos processos erosivos com presença de voçorocas que ainda hoje fazem parte dos cuidados com o solo. Animais, mesmo aves, dificilmente eram vistos.

Inicialmente foram feitas obras de reforma da antiga casa, mantendo suas características originais. Depois a atenção voltou-se para construção da área de lazer com piscina, sauna, campo de futebol e vôlei e revitalização dos açudes pré-existentes abastecidos por um pequeno curso d’água que o atravessa em direção ao Paraíba. Após as obras a terra começou a ser preparada para a formação de pomares com diversos tipos de fruteiras.

Sítio Bela Vista: ano 2000.

Após cinco anos de trabalho, o foco das ações passou para as questões ambientais, que começaram com a revegetação de todo o terreno, com atenção especial para a mata ciliar e pontos de alta declividade. Mais de 5000 mil árvores específicas da mata atlântica da região foram plantadas. Onde havia pasto, atualmente já existe uma pequena mata.”

(Fonte: A Educação Ambiental como ferramenta de apoio à Gestão de Recursos Hídricos. Publicado originalmente no Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 1 n. 2, jul./ dez. 2007.)

Sítio Bela Vista: ano 2005.
Sítio Bela Vista: ano 2007.

*****
Neste período, com a estrutura implantada, o Sítio recebeu muitos visitantes. Grupos dos mais diversos lugares vinham aproveitar o local onde passaram dias memoráveis, desfrutando das áreas de lazer e apreciando as belezas naturais que fazem do Sítio Bela Vista um lugar especial.
*****

Com anos de investimento na recuperação ambiental ficou demonstrado que a sustentabilidade é diretriz fundamental das ações executadas nesta pequena e abençoada porção de terra. Contou com tratamento do esgoto sanitário em épocas de maior visitação; utiliza fontes de energia alternativa como a eólica para bombeamento da água que faz a oxigenação de lagos; e é, atualmente, autossuficiente na produção de energia elétrica captada por placas fotovoltaicas (energia solar).

Para fortalecer e complementar as atividades foi criado o Centro de Preservação Ambiental do Rio Paraíba do Sul, da Fauna e da Flora Brasileira, em 2006. Reconhecido como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) ampliou as boas práticas que vinham sendo buscadas. Dentre estas, destacamos:

1) Implantação do Criadouro Conservacionista.

Com autorização do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi construído o segundo maior viveiro particular do país para receber e cuidar de aves apreendidas de caçadores e traficantes. Mais de 3500 aves foram recebidas de autoridades como o IEF (atual INEA), Batalhão Florestal da Polícia Militar e IBAMA. Após cuidados médicos e recuperação dos maus tratos, muitas destas aves foram reintroduzidas pelos órgãos ambientais em áreas naturais adequadas às espécies.

Interior do viveiro.

2) Reprodução de peixes nativos do Rio Paraíba do Sul.

Em parceria com a Colônia de Pescadores Z-21 de São Fidélis e sob a tutela dos experientes Joacir (in memorian) e Dominguinhos, foram construídos tanques que recebiam alevinos de espécies nativas do Rio e eram criados por alguns meses até atingir sua fase juvenil e estarem aptos para serem soltos. Comprados de produtores comerciais milhares de peixes foram destinados a enriquecer a sofrida fauna da região.

Tanques para criação de peixes.
Atividade de soltura de peixes.

3) Projeto Escola de Educação Ambiental.

Este projeto operou em parceria com o poder público, através de prefeituras, e escolas da rede privada de ensino. Em 2007 e 2008 recebeu mais de 10.000 pessoas entre estudantes (80%) e grupos da terceira idade (20%). Com o sucesso alcançado pelo Projeto muitos alunos de cursos técnicos e superiores também começaram a visitar o Sítio para aulas de campo e práticas pedagógicas. Com isto foi produzido um artigo que contextualiza a dinâmica utilizada. Tal material foi publicado no Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 1, n. 2, jul./ dez. 2007. Clique aqui para conhecer.

Atividades ao ar livre.
Trilha na mata em formação.

Depois de todo este trabalho desenvolvido o Sítio Bela Vista pode ser considerado uma referência nacional em ações que buscam a sustentabilidade e a integração do ser humano com a natureza para a conservação ambiental e melhor qualidade de vida.

Atualmente os esforços estão direcionados para manutenção e melhoria da estrutura com fins de viabilizar uma experiência de excelência através do aluguel dos espaços para lazer, eventos, cursos e confraternizações.

Em todos estes anos milhares de pessoas já visitaram o Sítio Bela Vista. Nossa estrutura oferece excelentes possibilidades para a realização de encontros e eventos com a grande vantagem de contar com estacionamento e hospedagem no local. Conheça nossa estrutura aqui no site ou agende uma visita.

Junte seu grupo e venha aproveitar este lugar único!